sábado, 6 de julho de 2013

Retalhos

Sinopse: "Ao contar esta história das pequenas brutalidades que os pais infligem a seus filhos e os irmãos uns aos outros, Thompson descreve a agonia e o êxtase da obsesão (por Deus, por um amor) e não teme denunciar os caminhos pelos quais a obsesão consome a si mesma e evapora-se." - The New York Times Review of Books.
"Comovente, delicada, com desenhos maravilhosos e sinceridade dolorosa, pode ser a graphic novel mais importante desde Jimmy Corrigan."- Neil Gaiman
"É o que chamo de literatura."- Jules Feifer
Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.


Crítica: Retalhos é perfeito. É um livro delicioso, as páginas passam muito rápido, e quando você menos percebe já acabou o livro, o que é bem triste. Eu não queria mesmo que o livro acabasse, e fiquei ainda mais triste por que o livro já estava acabando e não tinham páginas suficientes para o livro acabar do jeito que eu imaginava.
Eu comprei esse livro por curiosidade - esta é a minha primeira graphic novel, e já havia lido algumas resenhas e a nota do Skoob é muito boa. Eu não me arrependi: Craig desenha divinamente, e a sua autobiografia me impressionou bastante - sua infância foi a parte que mais me tocou.
Sabe quando você vai à casa de sua avó depois de tanto tempo depois da sua infância? As coisas parecem com normais, não cheias de magia enquanto você brincava; os lugares que você costumava se esconder são minúsculos e tudo o que você viveu parece tão distante. Retalhos aborda sobre isso, sobre crescer e as consequências sobre isso. Também fala sobre uma cidadezinha coberta de neve, religião, um quartinho minúsculo, uma cama só para dividir com o irmão e o primeiro amor; a dor da distância.
O livro é poético e os personagens cativantes - o que foi ruim na última página do livro, pois eu tive que me convencer a deixar Craig seguir seu caminho.
Me desculpem por esta resenha não ser tão grande - comparado ao tempo que eu deixei de postar acho que deveria ser maior - mas eu estou meio que sem palavras para descrever o livro embora ele seja muito, muito perfeito. Super recomendo.

3 comentários:

  1. Livros que nos deixam sem palavras são os que mais nos envolvem em suas próprias palavras ><

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro legal! Ótima resenha ^^
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi! Você foi indicada para uma tag, confira aqui http://literaturaeeu.blogspot.com.br/2013/08/tag-marido-literario.html
    Beijos

    ResponderExcluir