quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Elite

Sinopse: A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.


Crítica: E aí está a tão esperada sequencia de A Seleção: A Elite. No primeiro livro vimos que 35 garotas disputavam o coração do príncipe Maxon, e entre elas America Singer (não tão interessada no príncipe, mas sim no dinheiro que sua estadia no castelo iria enviar para a sua família que é de uma casta bem baixa). Agora só são seis garotas disputando, a Elite começou!
Eu estava completamente louca por A Elite, e não consegui comprá-lo quando lançou - acho que vocês sabem bem do que eu estou falando, o preço e tal - e nem depois disso. Fiquei muito feliz quando meu amigos me deram o livro de presente :D
Eu li o livro em dois dias; a narração é bem leve, e você não pode nem parar de ler no final do capítulo pois um cliffhanger te espera. Então sim, podemos dizer que essa foi um dos motivos de eu tê-lo terminado rápido. Tudo passou rápido demais: os encontros com Aspen, Maxon querendo saber se America o ama de verdade, Marlee sofrendo as consequências por cometer um crime. Minha perspectiva quando aos personagens mudou bastante. Eu comecei a odiar o Aspen com todas as minhas forças (na verdade eu já o odiava, comecei a odiar mais :D).
 Não é nenhuma novidade que todos os livros - a maioria, pelo menos - tenham um triângulo amoroso, e a trilogia A Seleção é um deles, só que você, caro leitor, que leu a Seleção deve saber das coisas que o Aspen fez com a America e isso não foi nada legal. E em A Elite ele continua colocando a vida de ambos em perigo por um amor que nunca será verdadeiro. O Maxon continua o Maxon para mim, só que chegando no finalzinho no livro ele apronta uma (que não vou falar o que é se não corro risco de ser apedrejada por contar spoiler). Mas eu só não consegui ficar com mais raiva dele por que neste livro descobrimos algo que acontece quase frequentemente com ele, e é meio chocante (algo que acho que ninguém poderia imaginar. Bem, ninguém que ainda não leu o e-book O Príncipe).E a America ficou um tanto mais sensível todo o livro, e convenhamos: uma personagem ficar com mimimi por causa de "Oh meu Deus, eu não sei com quem ficar, eu não quero quebrar o coração de ninguém" é bem chato. Mas se você conseguir ignorar isso o livro fica bem legal.
Eu achei algumas partes repetitivas, e outras bem, BEM revoltantes; revoltantes a ponto de lhe fazer fechar o livro sem ao menos marcá-lo (isso aconteceu muito comigo).
Eu estou esperando ansiosamente The One (o desfecho da trilogia) que é onde America revelará sua escolha, é onde saberemos se ela escolherá o príncipe Maxon ou Aspen.

Nota: O livro é escrito no passado, narrado em primeira pessoa por America. 

3 comentários:

  1. Oie :)

    Não vou mentir para você, minha vontade de ler essa série é extremamente enorme mas com sua resenha desanimei em alguns aspectos mas vou dar uma chance ainda, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler A Seleção ontem. Apesar de não ser um livro que me encantou demasiadamente, fiquei com vontade de ler a continuação. E com essa sua resenha me bateu uma vontade absurda de saber o segredo de Maxon.
    Acho que vou começar a leitura hoje mesmo. hehehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei boquiaberta quando Maxon conta para a America o tal "segredo". Sério, eu nunca esperaria a postura do pai dele fosse daquele jeito. E convenhamos, eles são da realeza, nunca que algo parecido aconteceria. Eu amei muito A Seleção, mas acho que você pode gostar de A Elite (não ligue para a minha resenha, eu tenho mania que querer muito de um livro).

      Excluir