domingo, 6 de janeiro de 2013

As Vantagens de Ser Invisível #2


Quem acompanha o blog (e já leu a resenha que eu fiz) sabe o quanto eu amo o livro As Vantagens de Ser Invisível. Então resolvi falar mais sobre esta obra maravilhosa de Stephen Chbosky. Saiba mais sobre o livro (e consequentemente o filme) na sinopse abaixo:

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.



Uma das coisas que de cara percebemos no livro/filme é que Charlie - nosso protagonista, de 15 anos - é muito inocente e medroso. Charlie (Logan Lerman)é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente, ainda abalado com a morte de seu melhor (e único) amigo Michael. Seu professor de Literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si até o dia em que dois amigos, Patrick (Erza Milles) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele. A história realmente começa aí. Charlie começa realmente a viver, sorrir, a ser infinito.


Envolvendo-nos em um drama excelente, Stephen faz com que nós entremos na história, convivendo com cada personagem e conhecendo mais um pouco de cada um, o que é maravilhoso. O livro e o filme mexeram comigo de uma maneira inimaginável. Eu me sentia infinita.
Depois de acabar o livro, eu não consegui acreditar que eu realmente o havia terminado. Eu fiquei triste, com uma sensação que algo estava faltando. E alguns minutos depois, eu percebi o quê, e de cara achei a resposta: eu queria que os personagens existissem. Eu queria viver a história mais uma vez, eu queria estar na história.





Trailer:


Música do Túnel:

5 comentários:

  1. Estou louca para comprar este livro, pois só tenho lido críticas positivas, mas, com o lançamento do filme, a Rocco elevou ainda mais o preço... Não quero assistir o filme antes de lê-lo, apesar de ter o Logan Divo, então vai demorar um pouco :/

    P.S: Você achou que a adaptação foi bem fiel?

    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e acredita que não gostei tanto assim ? Sei lá o Charlie me irritava as vezes e alguns personagens me desagradam vamos ver na minha resenha , parabéns a sua ficou muito bem feita :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro nem assisti o filme, mas estou querendo fazer as duas coisas desde o ano passado (quase pirei quando descobri que The Perks não entrou em cartaz aqui em Belém). O livro me parece ser bastante interessante e realmente espero que os diretores não tenham extrapolado com o enredo como fizeram em PJ - no caso do Logan, realmente espero que um raio não caia duas vezes no mesmo lugar.

    Clara
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi eu quero muito ler e assistir ao filme nao vejo a hora....
    Bjs,

    www.resenhasteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi... As vantagens de ser invisível foi um dos primeiros livros que li esse ano e já virou um dos queridinhos de toda a minha vida... É realmente um livro incrível, eu li em um dia, não conseguia desgrudar dele, tive as mesmas sensações que você, é sem dúvida um livro muito especial. E o filme também é maravilhoso, quando terminei de assistir estava com lágrimas nos olhos... Faz mesmo com que nos sintamos infinitos.
    beijos

    ResponderExcluir