segunda-feira, 1 de outubro de 2012

As Vantagens de ser Invisível





Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Crítica:A narrativa de As vantagens de ser invisível é exótica, pois mostra a adolescência e o amadurecimento do jovem Charlie por meio de várias cartas escritas por ele, nas cartas ele conta-nos sobre sua família, escola, amigos e outros pontos que dão calmamente forma a trama. As cartas de Charlie denotam os acontecimentos vividos na adolescência que até então são novos para ele, o mundo do sexo, das drogas, dos amigos, do filme predileto da sua turma de amigos e da música que te faz sentir infinito... Tudo isso de uma forma fantástica deixa o leitor morfinado com a excentricidade e a morbidez da história.
Charlie — nosso protagonista — tem 15 anos e resolveu que não quer mais ser um mero observador, ele quer participar. Ele quer ser visível, para o mundo, para as pessoas e para ele mesmo. E assim ele conhece Sam e Patrick e aos tropeços eles vão se descobrindo. Em meio à diversão e sofrimento, descontração e seriedade eles tentam encontrar seus lugares — se é que podemos chamar de nosso algum lugar nesse mundo.
Após algumas cartas lidas você começa a desvendar os segredos da vida da personagem principal e descobre que Charlie sofre muito com a morte de sua tia Helen acontecimento que mesmo após mais de meia década ainda assombra o garoto que se sente culpado pela tal, sabe também que Charlie desde pequeno presencia cenas de sexo, estupro, suicídio, bullying, homofobia e agressão física. O mais curioso é que o personagem narra todas essas desventuras de uma maneira tão inocente que causa espanto! Por horas você pensa que ele é frio, mas outrora você percebe que Charlie é apenas um garoto inocente e através das cartas ele desabafa muito mais do que faria, em um diário, por exemplo.  
E eu gostaria de poder passar para vocês tudo que esse livro me fez sentir. Eu sorri, chorei, tive medo. Imagino que esse livro me passou todos os sentimentos que um livro é capaz de passar e agora eu quero que todos possam lê-lo. Que todos, assim como eu, possam aprender com o Charlie. Quero que todos vocês possam se sentir infinitos, como eu estou me sentido agora.
Esse livro mexeu comigo de uma forma que pouco conseguiram fazer, talvez nenhum. Foi difícil iniciar outra leitura, nada parecia tão bom. Nada iria mais me fazer sentir tudo que As Vantagens de ser Invisível fez. Um livro infinito, que levarei comigo pelo resto da minha vida.

"Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa.

- Eu me sinto infinito.”

Nota: O livro é escrito em primeira pessoa, narrado pro Charlie no passado.


3 comentários:

  1. Estou louca por esse livro, amei a resenha! :D


    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Gostei de sua resenha, Dani!
    Amo esses livros que passam ótimas mensagens!
    Exemplos que li são Cruzando o Caminho do Sol e Eu Sou o Mensageiro, bons de mais!
    Um abraço!
    E esse layout é lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada :D
      Eu não consegui de terminar Cruzando o Caminho Para o Sol, mas deve ser um bom livro.
      (Meu nome é Laura, o/)

      Excluir