quarta-feira, 10 de abril de 2013

Destino



Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.


Crítica: Na primeira vez que vi o livro, fiquei encantada com a capa - que convenhamos, é linda. Então sem ler a sinopse ou fazer qualquer coisa antes, eu comprei o livro. Sim, eu quase nunca leio a sinopse e sempre julgo o livro pela capa.
Eu o comprei no Submarino junto com outros livros, então eu o peguei primeiro pois era o menor, e presumi que iria acabá-lo mais rápido, certo? Bom, estava errada quanto a isso.
A narração se arrasta, é tudo muito repetitivo e sem muita descrição. A personagem principal - Cassia - fica em um DRAMA PERPETUAMENTE IRRITANTE de "Ah, eu amo Xander, mas há o Ky. Mas eu não posso me apaixonar pelo Ky. Ok, vou parar de gostar do Ky. Não, eu amo o Ky." 
Tudo bem que todo livro tem isso, mas a cada duas páginas é um exagero.
O livro se passa no futuro, é uma utopia - tudo é perfeito. A Sociedade escolhe com quem os jovens se casam, com o que trabalham, quando morrem, e entre outras coisas.
Quando Cassia completa 17 anos há o Banquete do Par, onde finalmente irá conhecer a pessoa com quem passará o resto de sua vida. E na tela mostra Xander, seu melhor amigo. Isso não é muito normal, pois a Sociedade nunca escolhe pares que se conheçam, esta é uma rara exceção.
Quando Cassia chega em casa, ela vai checar a  ficha de Xander - mesmo já o conhecendo. Mas a tela se apaga e aparece outro rosto: o de Ky. Que mais para algumas páginas descobrimos que ele não pode possuir um par. Mas claro, estas garotas desses livros sempre querem o que NUNCA está a seu alcance. Em Destino não foi diferente.
Eu acho que a autora deixou de fora muitos detalhes. Ela deveria descrever direito como é este Trem Aéreo (acho que é assim que chamam) que a Cassia tanto fala. Tudo bem, um Trem Aéreo parece que não precisa de muita descrição, mas eu acho que precisa, sim. Ela fala da plataforma do Trem e tudo mais.
Mas concluindo: Eu não gostei do livro. Larguei-o no página 108, pois me irritei quando no final de um capítulo Cassia fala que irá parar definitivamente de gostar de Ky, mas duas páginas depois está se lamentando por não poder vê-lo.

Nota: O livro é narrado em primeira pessoa por Cassia, no presente. 

3 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu morria de vontade de ler essa série , mais com essas críticas negativas que estou lendo venho me desanimando , beijos !!! a capa é perfeita :)

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Não gostei tb nem li a continuação! só a capa que é bonita.
    livrorosashock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Laura! Já li Destino e Travessia e amei! Que pena que não gostou...Beijo!

    ResponderExcluir